PUBLICIDADE

Estados Unidos

Operação de separação de gêmeos siameses é concluída em 16h

14 out 2016 - 15h41
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Os dois gêmeos que nasceram há pouco mais de um ano unidos pela cabeça foram separados com sucesso, após 16 horas de cirurgia no hospital infantil Montefiore Medical Center, em Nova York, nos Estados Unidos.

Os médicos reconstruíram com sucesso os crânios e tecidos dos gêmeos de 13 meses Jadon e Anais McDonald.

"Quando entraram na sala de cirurgia senti paz e força para o que vinha depois", disse à rede CNN a mãe das crianças, Nicole McDonald, que chorou ao ver sair da sala primeiro Jadon e horas depois Anais.

O chefe da equipe, doutor James Goodrich, é especialista cirurgias de crânio e com esta operação soma sete intervenções de separação. A dos irmãos McDonald, no entanto, foi a mais longa de sua carreira.

No mundo, esta é a separação de crânios número 59 desde a primeira registrada, em 1952.

Antes de começar, Goodricht informou aos pais sobre o risco de falecimento ou de dano cerebral severo para um ou até para os dois bebês.

Em sua página no Facebook, a mãe explicou que quando o procedimento acabou ela mal conseguiu pronunciar um "obrigada" para a equipe médica e lembrou que tanto ela quanto o marido estão agora diante de "incertezas" sobre o futuro da saúde de seus filhos.

"Estamos diante do desconhecido. Os próximos meses serão críticos para a recuperação", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade