PUBLICIDADE

Estados Unidos

Lenda da Broadway, empresário James M. Nederlander morre aos 94 anos

26 jul 2016 - 17h54
Compartilhar
Exibir comentários

O empresário e produtor James M. Nederlander, um dos magnatas mais importantes da Broadway e com extensa trajetória por trás dos palcos, morreu na noite de segunda-feira em Nova York aos 94 anos.

"Nederlander foi um empresário visionário que construiu uma das maiores companhias privadas de entretenimento do mundo", descreve o portal da Broadway, que lembra como o empresário começou a trabalhar nos teatros em sua cidade natal, Detroit, com apenas sete anos, varrendo o chão dos palcos.

Conhecido como Jimmy, o magnata herdou do pai, David T. Nederlander, a Nederlander Organization e a transformou em uma grande empresa proprietária de nove salas de espetáculos em Nova York.

A Nederlander Organization é uma das três grandes companhias da Broadway e controla nove teatros da região, atrás apenas da Shubert Organization, que tem 16 salas. A terceira maior é a Jujamcyn Theaters, com cinco salas.

De 1965 a 1985 e após a morte do pai, James M. Nederlander assumiu o negócio e comprou as salas Brooks Atkinson, Lunt-Fontanne, Marquis, Gershwin, Minskoff, Dederlander, Neil Simon, Richard Rodgers e o teatro Palace.

Nestas salas são interpretadas diariamente grandes espetáculos como "Hamilton" (na Richard Rodgers) e "O Rei Leão" (na sala Minskoff).

Como produtor, Jimmy esteve por trás de centenas de peças, entre elas títulos como "Peter Pan", "A gaiola das loucas", "Annie", "Copenhagen", "Applause", "Me and My Girl", "Nine" e "Sweet Charity".

"O mundo perdeu um de seus grandes empresários", disse seu filho e provável herdeiro da organização, James L. Nederlander, ao confirmar a morte do pai.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade