PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Cruz deixa de apoiar Trump e é vaiado por republicanos

20 jul 2016 - 22h58
(atualizado em 21/7/2016 às 08h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Ted Cruz, durante discurso na convenção republicana
Ted Cruz, durante discurso na convenção republicana
Foto: Getty Images

O senador republicano Ted Cruz deixou de expressar apoio ao candidato presidencial Donald Trump durante discurso na convenção republicana em Cleveland, nessa quarta-feira (20), o que gerou vaias e gritos de "queremos Trump" entre os delegados presentes.

Cruz, que foi o segundo colocado nas primárias do partido, bem atrás de Trump, felicitou o magnata pela sua nomeação como candidato republicano à Casa Branca, mas sem lhe oferecer apoio, e pediu aos republicanos que votem de acordo com sua consciência.

"Por favor, não fiquem em casa em novembro. Votem de acordo com a sua consciência, votem nos candidatos em que vocês confiam que vão defender nossa liberdade e respeitar a Constituição", afirmou.

A esposa de Cruz, que estava na plateia, foi retirada do local por delegados anti-Trump por causa de temores pela segurança dela. Ela foi insultada por um grupo de apoiadores de Trump.

A convenção republicana, que tradicionalmente serve para unificar o partido em torno de seu candidato, está neste ano revelando uma profunda divisão interna, e há cada vez mais dúvidas de que o partido conseguirá se unir em torno de Trump para a disputa com a possível candidata democrata, Hillary Clinton, na eleição de 8 de novembro.

Num comentário publicado em seguida no Twitter, Trump disse que Cruz faltou ao juramento feito pelos pré-candidatos republicanos de apoiar o escolhido. "Uau, Ted Cruz foi vaiado no palco, não honrou o compromisso! Eu vi o seu discurso duas horas antes, mas deixei-o falar assim mesmo. Nada demais!", escreveu o magnata.

A polêmica em torno do discurso de Cruz acabou ofuscando o orador seguinte, o candidato a vice-presidente Mike Pence, um político experiente que foi escolhido para a chapa de Trump justamente num esforço para tentar unificar o partido.

Durante as primárias republicanas, Trump fez piada com a aparência da esposa de Cruz, chamou o senador de mentiroso e sugeriu que o pai dele esteve com o assassino de John F. Kennedy pouco antes de o então presidente ser assassinado em Dallas, em 1963.

Trump conquistou a nomeação do partido nesta terça-feira, com 1.725 delegados, seguido de Cruz, que obteve o voto de 475 delegados. Trump deverá aceitar oficialmente a sua nomeação nesta quinta-feira, no discurso de encerramento da convenção republicana.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade