PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA enfrentam protestos por mais um jovem negro morto

O policial que matou o jovem, segundo autoridades, foi colocado em licença administrativa e uma investigação está em andamento

9 out 2014 - 10h11
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia faz guarda ao lado de manifestantes nesta quarta-feira; outro jovem negro foi morto por um oficial
Polícia faz guarda ao lado de manifestantes nesta quarta-feira; outro jovem negro foi morto por um oficial
Foto: Twitter

Uma multidão de cerca de 200 pessoas reuniu-se no local no bairro de Shaw, a 18 quilômetros de Ferguson, em St. Louis, onde mais um jovem negro foi morto por um policial nesta quarta-feira. 

Muitos dos manifestantes seguiram em passeata por uma rua movimentada, parcialmente bloqueando o trânsito e gritando palavras de ordem, enquanto um helicóptero da polícia sobrevoava a área.

Um policial branco fora do horário de serviço matou um adolescente negro em St. Louis na quarta-feira, disseram autoridades, desencadeando uma noite de protestos a poucos quilômetros do local onde outro policial matou um rapaz negro, no subúrbio de Ferguson.

A polícia disse que o jovem de 18 anos estava armado e disparou três tiros ao ser perseguido pelo policial, e que eles recuperaram uma arma no local do tiroteio.

A vítima estava entre as três pessoas que fugiram após a aproximação de um policial, veterano de seis anos no departamento, mas que no momento estava trabalhando para uma companhia de segurança privada, disse o chefe da polícia metropolitana de St Louis, Sam Dotson.

O policial, que estava com o uniforme de guarda municipal, disparou 17 tiros no adolescente, segundo a polícia.

Teyonna Myers, 23 anos, disse ao jornal St. Louis Post-Dispatch ser a prima do suspeito e que ele estava desarmado quando foi morto.

“Ele tinha um sanduíche na mão, e eles pensaram que era uma arma. É como Michael Brown, tudo de novo”, disse ao jornal. A polícia não divulgou o nome do adolescente.

Nos protestos, uma dezenas de pessoas deram chutes e socos em dois veículos policiais, sendo uma viatura e um veículo à paisana. Manifestantes quebraram o vidro de trás de uma viatura. Nenhum dos manifestantes, alguns dos quais vieram de Ferguson, tinha sido preso até o início da quinta-feira, segundo o chefe de polícia Dotson.

“Acredito que o departamento mostrou um grande comedimento”, disse Dotson em coletiva de imprensa.

O policial, que não ficou ferido, foi colocado em licença administrativa e uma investigação está em andamento, disse a polícia.

O jovem foi morto quase dois meses após uma onda de protestos, alguns violentos, terem irrompido em Ferguson, após um policial branco ter matado a tiros um jovem negro de 18 anos, chamado Michael Brown.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade