PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Trump ultrapassa Hillary em pesquisa de intenção de voto

6 set 2016 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump, candidato republicano, e Hillary Clinton, candidata democrata
Donald Trump, candidato republicano, e Hillary Clinton, candidata democrata
Foto: Getty Images

O polêmico magnata republicano Donald Trump ultrapassou a rival democrata, Hillary Clinton, em dois pontos percentuais na sondagem de intenção de votos divulgada nesta terça-feira (6).

Segundo dados levantados pela CNN em parceria com a consultoria ORC, se as eleições de novembro fossem realizadas hoje, Trump teria 45% dos votos e Hillary 43%. O libertário Gary Johnson teria 7% e Jill Stein, do Partido Verde, 2%.

Tanto Trump quanto Hillary lideraram as pesquisas em algum momento da corrida presidencial nos últimos meses.

Debates

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu nesta segunda-feira que ficará frente a frente com sua rival democrata, Hillary Clinton, nos três debates presidenciais programados para os próximos meses e que tradicionalmente têm uma grande importância na opinião pública.

O magnata tinha semeado dúvidas sobre sua participação nos três debates, mas hoje assegurou que só um desastre natural poderia lhe impedir de enfrentar Hillary.

Perguntado pela imprensa em seu avião se pensava em ir aos três debates, o republicano disse que "por enquanto sim" e respondeu que só "furacões, desastres naturais" poderiam fazê-lo mudar de opinião.

"Espero fazer os três, estou desejando que os debates cheguem logo. Acredito que são um importante elemento do que fazemos. Acredito que temos uma obrigação com os debates", ressaltou Trump.

O primeiro debate entre Hillary e Trump está marcado para 26 de setembro na Universidade Hofstra de Nova York e será moderado por Lester Holt, apresentador da emissora NBC.

Os moderadores do segundo debate, previsto para 9 de outubro na Universidade Washington, em Saint Louis (Missouri), serão o apresentador Anderson Cooper, da CNN, e a correspondente-chefe para política externa da ABC, Martha Raddatz.

O debate em Saint Louis incluirá perguntas de cidadãos que participarão do evento.

O terceiro e último debate entre os candidatos antes das eleições presidenciais de 8 de novembro será moderado por Chris Wallace, apresentador da emissora conservadora Fox, no dia 19 de outubro na Universidade de Nevada, em Las Vegas.

Além dos debates entre os candidatos à presidência, no dia 4 de outubro a Universidade Longwood em Farmville (Virgínia) receberá o debate entre os candidatos à vice-presidência, o senador Tim Kaine e o governador Mike Pence, companheiros de chapa de Hillary e Trump, respectivamente.

Para participar dos debates, os candidatos deverão contar com pelo menos 15% de respaldo, resultado da média de cinco pesquisas nacionais.

Com a presença assegurada de Hillary e Trump resta saber se alcançarão o apoio necessário para estar também presentes nos debates o candidato presidencial libertário, Gary Johnson, e a candidata do Partido Verde à Casa Branca, Jill Stein.

*Com informações da Ansa e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade