PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Trump diminui desvantagem para Hillary, diz pesquisa

22 out 2016 - 12h52
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump
Donald Trump
Foto: Getty Images

O candidato do Partido Republicano à presidência americana, Donald Trump, conseguiu diminuir, na semana passada, a desvantagem que tinha frente à rival democrata, Hillary Clinton, na preferência do eleitorado.

Segundo pesquisa da agência de notícias Reuters e do instituto de opinião Ipsos, divulgada nessa sexta-feira (21), Donald Trump teria 40% dos votos, enquanto Hillary chegaria a 44%. Na semana anterior, essa diferença era de sete pontos percentuais.

Assim, Donald Trump retorna aos valores que tinha antes da divulgação do seu vídeo com comentários depreciativos em relação a mulheres. Para a pesquisa, foram consultados quase 1.200 eleitoras e eleitores americanos entre os dias 17 e 21 de outubro.

A pesquisa constatou ainda que somente metade dos republicanos aceitaria Hillary como presidente, se ela ganhar as eleições de 8 de novembro próximo. Entre os entrevistados do partido de Trump, 70% afirmou que, caso venha a acontecer, uma vitória democrata seria fruto de fraude.

Trump alertou diversas vezes para manipulação eleitoral, reservando-se o direito de contestar o resultado da votação. Isso fez com que Hillary acusasse o rival republicano de ameaçar a democracia. Uma transferência pacífica de poder está entre as coisas que diferem uma democracia de uma ditadura, afirmou a candidata democrata durante um comício em Cleveland, no estado de Ohio.

CA/rtr/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade