PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Trump: Irã e outros países "humilham" EUA por culpa de Obama

3 ago 2016 - 18h11
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que o presidente Barack Obama é "francamente incompetente" e que por sua culpa outras nações "humilham" o país, como o Irã.

Em um comício em Daytona Beach, ao norte de Miami, Trump fez essa declaração em alusão a uma informação do jornal The Wall Street Journal, segundo a qual os EUA enviaram ao Irã em segredo US$ 400 milhões em dinheiro.

Esse dinheiro teria sido enviado em janeiro em coincidência com a libertação de quatro americanos detidos nesse país, afirmou hoje com exclusividade o Wall Street Journal.

"Parecemos um país de terceiro mundo", disse Trump, que ressaltou que os Estados Unidos estão sendo "humilhados" por muitos países e de muito distintas maneiras.

O republicano rotulou de "frágil" a política externa do presidente Obama e de sua ex-secretária de Estado Hillary Clinton, candidata democrata à Casa Branca, especialmente em países como Irã, Cuba e China.

Por outro lado, Trump questionou a "narrativa" dos veículos de comunicação, aos quais qualificou de "desonestos" ao insinuar que não faziam a cobertura correta de temas como o do Irã.

A imprensa americana se centrou nos últimos dias no descontrole enfrentado pela campanha de Trump e nas críticas de alguns líderes do Partido Republicano, apesar de o candidato e algumas pessoas próximas terem negado essa situação.

Trump assegurou hoje que sua campanha está "mais unida que nunca" e que estão trabalhando de uma forma "incrível", liderando as pesquisas em estados como Flórida e Ohio.

No entanto, o candidato enfrenta uma da piores semanas após as críticas que recebeu por atacar a família de um soldado morto na guerra do Iraque e dizer que não apoiará os republicanos Paul Ryan, presidente da Câmara de Representantes dos EUA, e John McCain, senador pelo Arizona.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade