PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Trump é acusado de querer demitir empregadas "não atraentes"

29 set 2016 - 15h51
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Ex-funcionários do Trump National Golf Club, da cidade californiana de Rancho Palos Verdes, afirmaram que o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, só queria empregadas bonitas e defendia que as não atraentes fossem demitidas.

O jornal Los Angeles Times publicou nesta quinta-feira uma série de declarações de ex-funcionários do clube, situado cerca de 50 quilômetros ao sul de Los Angeles, que em 2012 processaram de maneira coletiva a empresa de Trump pelas condições precárias de trabalho, como a falta de intervalos para comer e descansar.

"Vi Donald Trump dizer muitas vezes aos gerentes quando visitava o clube que as funcionárias do restaurante 'não eram suficientemente bonitas' e que deveriam ser demitidas e substituídas por mulheres mais atraentes", afirmou Hayley Strozier, que foi diretora de catering no clube até 2008.

Strozier acrescentou que o polêmico magnata dava esta ordem "quase todas as vezes" que ia à instalação e que os gerentes modificaram os horários dos funcionários "para que as mulheres mais atraentes estivessem trabalhando quando o senhor Trump havia planejado estar no clube".

Foto: Getty Images

"Donald Trump sempre queria mulheres bonitas trabalhando no clube", disse Sue Kwiatkowski, uma gerente do restaurante no clube até 2009.

"Sei disso porque uma vez ele me levou a um canto e me disse: 'Quero que tenha algumas meninas bonitas aqui. As pessoas gostam de ver pessoas atraentes quando entram'", contou Kwiatkowski.

Jill Martin, advogado e assistente geral da Trump Organization, defendeu que a companhia não praticou "discriminação de nenhum tipo", que sempre obedeceu as leis salariais e que cumpriu com os intervalos para comer e descansar.

Foto: Getty Images

Charles West, que trabalhou como gerente do restaurante, lembrou que Trump, durante uma visita, viu "uma jovem e atraente funcionária chamada Nicole e ordenou que fosse levada aonde se reunia com um grupo de homens".

"Depois de apresentar essa mulher, o senhor Trump disse aos convidados algo como: 'Estão vendo? Não é preciso ir a Hollywood para encontrar mulheres formosas'", afirmou West, que terminou seu relato assegurando que Trump se virou para Nicole após essa frase e a perguntou se gostava de "homens judeus".

Essas acusações de machismo contra Trump são reveladas poucos dias após o primeiro debate presidencial, no qual a candidata democrata, Hillary Clinton, lembrou os comentários depreciativos do magnata em relação às mulheres.

Foto: Getty Images

"Este homem chamou as mulheres de porcos e cachorros, disse que as gestações são uma inconveniência para as empresas e que as mulheres não merecem o mesmo salário que os homens", disse Hillary ao longo do debate realizado na segunda-feira passada na Universidade de Hofstra, em Long Island (Nova York).

Um dos momentos mais comentados da noite foi quando a ex-secretária de Estado lembrou que Trump, ex-proprietário dos concursos de beleza Miss EUA e Miss Universo, chamou a venezuelana Alicia Machado, ex-Miss Universo, de "Miss porquinha" e "Miss dona de casa".

Trump disse posteriormente que Alicia, que declarou apoio a Hillary Clinton, "era a ganhadora, e (depois) ganhou uma quantidade enorme de peso e isso foi um verdadeiro problema".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade