PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Duterte felicita Trump pela vitória e fala em "melhorar as relações"

9 nov 2016 - 07h57
Compartilhar
Exibir comentários

O polêmico presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, felicitou nesta segunda-feira o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA e expressou seu desejo de "melhorar as relações" entre ambos países.

"Duterte apresenta suas cálidas felicitações a Donald Trump pela recente vitória eleitoral como presidente dos Estados Unidos", informa um comunicado da presidência das Filipinas.

O líder asiático expressou seu desejo de "trabalhar com a administração futura para melhorar as relações entre Filipinas e EUA baseadas no respeito mútuo, benefício mútuo e o compromisso partilhado rumo a ideias democráticas e o Estado de direito".

As tradicionais boas relações dos EUA e Filipinas atravessam um momento delicado sob a presidência de Duterte, que começou em 30 de junho para um mandato de seis anos.

A causa da mudança está na campanha nacional contra as drogas de Duterte que deixou 4.726 mortos, 1.725 em operações policiais e o resto a mãos de grupos civis autodenominados "atentos".

EUA, União Europeia e ONU, entre outros, criticaram as violações dos direitos humanos sob esta campanha.

Duterte, conhecido por sua espontaneidade e saídas de tom, não acolheu bem as críticas e, entre outras respostas, qualificou de "hipócrita" o governo do presidente Barack Obama e ameaçou tirar as Filipinas da ONU.

O líder filipino também anunciou que quer acabar com o exercícios militares conjuntos com os EUA e disse que sua política externa não deveria depender tanto da Casa Branca.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade