PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

As 9 principais frases do emotivo discurso de Michelle Obama aos democratas

26 jul 2016 - 16h00
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, emocionou a plateia na Convenção Democrata na noite de segunda-feira com um discurso eletrizante.

Michelle falou apaixonadamente e colocou seus filhos no centro de sua fala, na qual deu apoio irrestrito a Hillary Clinton em sua batalha pela Presidência americana, numa disputa que promete ser acirrada contra o republicano Donald Trump.

Em seu discurso, ela defendeu a importância de que o próximo presidente dos Estados Unidos seja uma pessoa exemplar, louvou a perseverância e a seriedade de Hillary e lançou críticas na direção de Trump, mas sem mencioná-lo nenhuma vez.

Confira as frases mais fortes ditas por Michelle:

1. Uma casa construída por escravos

Primeira-dama fez referência à história da Casa Branca
Primeira-dama fez referência à história da Casa Branca
Foto: Getty / BBC News Brasil

"Hoje, acordo toda manhã em uma casa que foi construída por escravos. E eu vejo minhas filhas - duas jovens negras inteligentes e lindas - brincando com o cachorro no gramado da Casa Branca."

2. Um país grandioso

Em uma referência clara a Trump, cujo slogan de campanha é "fazer os Estados Unidos grandioso de novo", a primeira-dama criticou aqueles que acreditam que o país tenha deixado de ser grande.

"Não deixe que ninguém te diga que esse país não é grandioso. Que de alguma forma precisamos torná-lo grandioso de novo. Porque este é neste momento o mais grandioso país da Terra."

Michelle Obama fez muitas referências às suas filhas em seu discurso
Michelle Obama fez muitas referências às suas filhas em seu discurso
Foto: Getty / BBC News Brasil

3. Uma pessoa firme

"Porque quando você tem os códigos nucleares em mãos e um exército sob seu comando, você não pode tomar decisões por impulso. Não pode ser melindroso ou ter uma tendência de explodir contra os outros. Precisa manter-se uma pessoa firme, que pensa bem nos seus atos e é bem informada."

4. Hillary nunca desiste

"O que mais admiro em Hillary é que ela nunca cede quando está sob pressão, nunca opta pela saída mais fácil. Hillary Clinton nunca desistiu de nada em sua vida."

5. Mais de 140 caracteres

"E quando penso no tipo de presidente que quero para minhas meninas e todos os nossos filhos (...), quero alguém comprovadamente capaz de perseverar. Alguém que leve este trabalho a sério. Alguém que entenda que as questões de nossa nação são complexas. E que não podem ser resumidas em 140 caracteres."

6. Verdadeira servidora pública

"E quando ela (Hillary) não foi nomeada candidata há oito anos, não ficou com raiva ou desiludida. Ela não fez as malas e foi para casa, porque, como uma verdadeira servidora pública, Hillary sabe que tudo isso é maior do que seu desapontamento."

Michelle demonstrou apoiar Hillary Clinton incondicionalmente na disputa pela Presidência
Michelle demonstrou apoiar Hillary Clinton incondicionalmente na disputa pela Presidência
Foto: Getty / BBC News Brasil

7. O primeiro dia de escola

"Nunca me esquecerei daquela manhã de inverno em que vi nossas meninas, com apenas 7 e 10 anos de idade, entrarem naquelas caminhonetes pretas com todos aqueles homens armados. E, diante de seus pequenos rostos colados nas janelas, a única coisa que pude pensar foi 'O que nós fizemos?'."

"Naquele momento, me dei conta que, durante nosso tempo na Casa Branca, seria formada a base de quem elas se tornariam. E a forma como lidaríamos com essa experiência poderia torná-las boas pessoas ou destruí-las."

8. Moldar nossos filhos

"Não se enganem sobre isso. Em novembro, quando formos às urnas, será sobre isso que estaremos decidindo. Não será sobre democratas ou republicanos, nem esquerda ou direita. Nesta eleição, e em toda eleição, é sobre aqueles que terão o poder de moldar nossos filhos pelos próximos quatro ou oito anos de suas vidas."

9. Uma mulher presidente

"Graças a Hillary Clinton, minhas filhas e todos os nossos filhos e filhas agora sabem que uma mulher pode ser presidente dos Estados Unidos."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade