PUBLICIDADE

Estados Unidos

Debate sobre nova lei de saúde começa com intensas discussões nos EUA

8 mar 2017 - 18h10
Compartilhar
Exibir comentários

O debate no Congresso dos Estados Unidos sobre o plano para substituir a reforma de saúde do ex-presidente Barack Obama começou nesta quarta-feira com muita discussão entre republicanos e democratas, um sinal de os debates sobre o assunto serão longos e duros nas próximas semanas.

Dois comitês da Câmara dos Representantes começaram a debater os textos que formam a proposta dos republicanos para modificar a Affordable Care Act, que ficou conhecida como Obamacare por ter sido proposta e aprovada em 2010 pelo então presidente Barack Obama.

Membros dos dois partidos entraram em confronto desde o primeiro minutos de ambas as reuniões. Os democratas acusam os republicanos de tentar apressar a tramitação das leis no Congresso para evitar que elas sejam avaliadas e sofram emendas dos progressistas, medida vista também como uma forma de retardar a aprovação.

Como os republicanos possuem a maioria na Câmara dos Representantes, os democratas também estão usando estratégias legais para atrasar os procedimentos, obrigando, por exemplo, que os textos sejam lidos totalmente durante as audiências.

Kevin Brady, presidente de um dos comitês onde a reforma está sendo discutida, disse que a lei de Obama está sendo derrubada

"O começo do debate de hoje é um passo crítico para proporcionar a todos os americanos atendimento acessível e focado no paciente e que se adapte a suas necessidades", disse Brady.

Os democratas, no entanto, foram extraordinariamente críticos, afirmando que o Obamacare fez com que mais de 20 milhões de americanos tivessem planos de saúde. Os principais questionamentos quanto ao plano dos republicanos é que ele prevê cortar auxílios aos mais pobres.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade