PUBLICIDADE

Estados Unidos

Assessor de Trump renuncia após mentiras sobre Rússia

14 fev 2017 - 03h35
(atualizado às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Michael Flynn renunciou ao cargo de assessor de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos.
Michael Flynn renunciou ao cargo de assessor de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos.
Foto: Reuters

Michael Flynn, assessor de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renunciou na segunda-feira após o escândalo gerado por causa de suas conversas com o Kremlin, das que não informou para as autoridades da Casa Branca.

"Infelizmente, pelo ritmo dos acontecimentos, informei inadvertidamente e de forma incompleta ao vice-presidente (Mike Pence) e a outros sobre minhas ligações com o embaixador russo (em Washington, Sergey Kislyak)", disse Flynn, em sua carta de renúncia.

Nessas conversas, que ocorreram antes da posse de Trump, no dia 20 do mês passado e que foram e que interceptadas pelo FBI, Flynn falou das sanções contra o Kremlin pela suposta ingerência da Rússia nas eleições dos EUA em novembro passado, impostas pelo ex-presidente Barack Obama.

Flynn mentiu para Pence e outras autoridades sobre o conteúdo das ligações, assegurando que não tinha falado com Kislyak sobre as sanções, uma desinformação que levou o vice-presidente negar nos veículos de imprensa tais contatos há um mês.

Em sua carta de renúncia, Flynn defendeu que as conversas "são uma prática comum em qualquer transição de tal magnitude", e que tinham como objetivo em "facilitar uma transição suave e começar a construir uma relação necessária entre o presidente, seus assessores e líderes estrangeiros".

Flynn sempre foi rodeado de polêmica, já que antes da sua nomeação, durante a campanha eleitoral, utilizou as redes sociais para divulgar notícias falsas publicadas em portais de extrema direita sobre supostos crimes cometidos pela democrata Hillary Clinton.

Sobre seu filho, também chamado Michael, a prática de divulgar essas mesmas notícias falsas custou um cargo no novo governo, já que uma das conspirações que divulgou um tiroteio em uma pizzaria em, no início de dezembro.

Após aceitar sua renúncia, Trump nomeou o tenente-general reformado Joseph Keith Kellogg como assessor de segurança nacional interino no lugar de Flynn.

Kellogg serviu no Exército dos Estados Unidos entre 1967 e 2003, esteve na Guerra do Vietnã e conquistou múltiplas condecorações.

Veja também

Assessora de Donald Trump inventa ataque terrorista:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade