PUBLICIDADE

Mundo

Em fórum mundial, prefeito apresenta Medellín como "inspiração" para cidades

31 ago 2015 - 14h29
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria, afirmou na inauguração do fórum "Cities for life" nesta segunda-feira que a cidade colombiana não tem a "fórmula" para solucionar os problemas de outras do mundo, mas pode servir como "inspiração".

"Não pretendemos ter a fórmula para criar cidades para a vida. Medellín não tem as soluções, mas co-criando todos vamos construí-las", afirmou Gaviria.

O político assinalou que Medellín, durante este primeiro encontro global de cidades para a vida, não apresentará ao mundo uma "receita" para resolver problemas, mas uma mensagem de "inspiração".

Gaviria se dirigiu aos 60 prefeitos e às delegações de 116 países que participam da "Cities for life" ao dizer que "existe saída e esperança" para as cidades que vivem situações complexas e Medellín é um "exemplo real" com sua transformação nos últimos 20 anos.

Além disso, afirmou que o fórum é "oportuno" pela realização da Cúpula Especial sobre Desenvolvimento Sustentável em Nova York, da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática em Paris e da Conferência Habitat III, em 2016.

"Os comentários, críticas e conclusões podem servir como base de discussão para esses três cenários globais que estão ligados ao conceito de cidades para a vida", disse Gaviria.

O prefeito local lembrou que 80% dos habitantes vivem em áreas urbanas na América Latina e que é fundamental debater "sobre o futuro, os problemas e as soluções".

"Somos um mundo de cidades e seremos cada vez mais. Convidamos o mundo a construí-las", indicou Gaviria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade