PUBLICIDADE

Oriente Médio

Conselho diz que não houve fraude em eleições iranianas

26 jun 2009 - 08h08
(atualizado às 08h31)
Compartilhar

O Conselho de Guardiães, órgão que deve validar os resultados eleitorais no Irã, anunciou nesta sexta que não encontrou sinais de fraude no pleito presidencial de 12 de junho, como denunciou a oposição.

Manifestantes queimam carro durante ato de apoio ao candidato Mir Hossein Mousavi, em Teerã
Manifestantes queimam carro durante ato de apoio ao candidato Mir Hossein Mousavi, em Teerã
Foto: AP

"Podemos dizer com total segurança que não houve fraude na apuração", afirmou o porta-voz do Conselho, Abbas Ali Kadkhodai.

"As investigações realizadas durante os últimos dez dias revelam que houve apenas irregularidades menores, frequentes em qualquer votação, mas nada realmente grave que afete a Presidência", acrescentou, segundo a agência estatal Irna.

Desde o anúncio da vitória em primeiro turno do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nas eleições de 12 de junho, o Irã se tornou palco de protestos e de uma violenta repressão na qual morreram pelo menos 20 pessoas e centenas foram detidas.

O resultado eleitoral, que a oposição denuncia como fraudulento, evidenciou as diferenças na classe clerical da cúpula do regime teocrático iraniano e causou os maiores protestos em 30 anos de Revolução Islâmica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade