PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Exército sírio retoma controle do norte de Damasco, diz TV

Pelo menos 29 pessoas - 18 delas combatentes rebeldes - morreram durante os combates na quarta-feira entre insurgentes e o exército

25 set 2014 - 08h17
Compartilhar
Exibir comentários
Sobreviventes procuram por desaparecidos após os bombardeios aéreos pelo exército sírio
Sobreviventes procuram por desaparecidos após os bombardeios aéreos pelo exército sírio
Foto: Bassam Khabieh / Reuters

O exército sírio recuperou nesta quinta-feira o controle da cidade de Adra, ao norte de Damasco, após confrontos contra combatentes islamitas, entre eles membros da Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria. A retomada da área fortalece o domínio do governo do presidente sírio, Bashar Al-Assad, sobre o território no entorno da capital.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que as forças governamentais conseguiram dominar Adra depois que ontem os islamitas mataram um número indeterminado de soldados.

A ONG e a Frente Islâmica, principal aliança armada islamita da Síria, denunciaram ontem que os soldados governamentais bombardearam com gases tóxicos esta área, onde causaram a morte de pelo menos sete pessoas.

A área - Adra al-Omalia - fica a de cerca de 30 quilômetros do centro de Damasco, mas distante de partes da Síria onde aviões dos Estados Unidos vêm bombardeando militantes do grupo Estado Islâmico. "O Exército sírio assumiu o total controle da cidade de Adra al-Omalia na zona rural a leste de Damasco", disse a TV Al-Manar.

As forças de Assad, apoiadas pelo movimento xiita libanês Hezbollah, este ano vêm gradualmente retomando uma faixa de território que vai de Damasco até a costa do Mediterrâneo, restabelecendo o controle do governo sírio sobre cidades e vilas ao longo da principal estrada norte-sul e na região montanhosa de Qalamoun, ao longo da fronteira com o Líbano.

O Observatório disse que pelo menos 29 pessoas - 18 delas combatentes rebeldes - morreram durante os combates na quarta-feira entre os insurgentes e as forças do governo nos arredores de Damasco.

Os ataques aéreos liderados pelos EUA, iniciados na terça-feira, se concentraram no norte e leste da Síria. 

Com informações da Reuters e EFE.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade