PUBLICIDADE

Mundo

Conservador vence eleições presidenciais na Finlândia

5 fev 2012 - 17h26
(atualizado às 21h38)
Compartilhar

O candidato conservador à presidência da Finlândia, Sauli Niinistö, venceu o segundo turno das eleições com uma vantagem de 25 pontos sobre seu rival, o ecologista Pekka Haavisto. A informação foi confirmada com 96% dos votos apurados.

Apuração indica que Niinistö alcançará a maior vantagem já registrada em eleições presidenciais
Apuração indica que Niinistö alcançará a maior vantagem já registrada em eleições presidenciais
Foto: EFE

Segundo os dados da Comissão Eleitoral, Niinistö obteve 62,8% dos votos contra 37,2% de Haavisto. O candidato verde vinha reduzindo ligeiramente a vantagem inicial com a qual Niinistö partiu ao serem divulgados os primeiros resultados, mas as previsões se cumpriram e Haavisto foi incapaz de superar seu rival.

A apuração indica ainda que Niinistö alcançará a maior vantagem já registrada em eleições presidenciais desde que a Finlândia instaurou o voto direto, em 1994. Após reconhecer a derrota, Haavisto afirmou não se sentir decepcionado com o resultado, já que, em sua opinião, tanto ele como seus colaboradores fizeram uma boa campanha e quintuplicaram o apoio que seu partido tem no Parlamento de Helsinque.

"Esta campanha vai deixar uma profunda marca na política finlandesa, porque conseguimos que se fale da tolerância e dos excluídos de nossa sociedade", declarou. O triunfo de Niinistö o transforma no primeiro presidente conservador desde 1956 e põe fim a três décadas da hegemonia social-democrata na chefia do Estado. Além disso, representa um giro à direita sem precedentes na Finlândia, já que os conservadores do partido Kokoomus ostentam ao mesmo tempo a presidência e a chefia do governo pela primeira vez desde a independência do país, em 1917.

EFE   
Compartilhar
Publicidade