PUBLICIDADE

Mundo

Cidade holandesa instala "semáforo" no chão para alertar viciados em celular

16 fev 2017 - 15h28
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Bodegraven, no sul da Holanda, instalou uma espécie de "semáforo" no chão para alertar os pedestres viciados em celular quando é seguro atravessar a rua.

"Os telefones de última geração são as principais distrações que causam atropelamentos. Nos Países Baixos e no mundo todo", explicou Dolf Roodenburg, responsável pelo Trânsito do município, em entrevista à Agência Efe.

Por enquanto, o sistema foi instalado em quatro pontos de Bodegraven, ainda em fase de testes. Outras cidades da Holanda já mostraram interesse em adotar a inovação, disse Roodenburg.

As redes sociais, os aplicativos como o WhatsApp e a música costumam manter as pessoas olhando para baixo, em direção às telas dos celulares, em vez de se concentrar no trânsito, explicou o funcionário da Prefeitura de Bodegraven.

"Além disso, as pessoas com fone de ouvidos com música também não estão concentradas em onde estão andando e não ouvem o que ocorre ao redor, o que é um risco duplo", alertou.

"A iniciativa está tendo muito êxito e muitas prefeituras já me contataram para começar a adotar o sistema. Até outros países estão interessados no sistema", disse Roodenburg.

A ideia é "antecipar" o perigo para os pedestres, já que a luz é colocada estrategicamente na mesma direção do olhar das pessoas quando estão com os celulares nas mãos. "Já que não podemos acabar ou lutar contra esse problema, é preciso se adaptar", explicou.

O prefeito de Bodegraven, Kees Oskam, também gostou da iniciativa, que classificou de "satisfatória".

"Pode ser que não sejamos capazes de mudar a tendência, mas podemos nos antecipar aos problemas", afirmou.

A companhia holandesa HIG foi quem desenvolveu a ideia, conhecida como LightLine, uma forma de conectar o semáforo com as luzes em LED instaladas no pavimento.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade