PUBLICIDADE

Mundo

Casa Branca renova prioridades em site oficial após posse de Trump

20 jan 2017 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

O site oficial da Casa Branca mudou totalmente nesta sexta-feira, após Donald Trump tomar posse como novo presidente dos Estados Unidos, com a retirada das referências à mudança climática e a inclusão de algumas das promessas de campanha do magnata, como a construção de um muro na fronteira com o México.

A página renovada, sob o lema "Vamos fazer os EUA grandes de novo, juntos", mostra uma foto de Trump em um de seus comícios com a frase: "O movimento continua, o trabalho começa".

A agenda do portal presidencial passou a enumerar as novas prioridades, entre elas pôr "os Estados Unidos primeiro" em política externa e energética e reforçar as Forças Armadas do país.

O texto também ressalta a proposta mais polêmica da campanha, a construção de um muro na fronteira com o México para "deter a imigração ilegal" e a "chuva de drogas" nas comunidades.

"Apoiar o cumprimento da lei representa também deportar as pessoas que se encontrem de maneira ilegal no país e contem com históricos criminosos", disse a página oficial presidencial.

O site diz que é preciso "aumentar o número e a efetividade dos policiais" e proteger em todas as instâncias judiciais a Segunda Emenda, que garante aos americanos o direito de portar armas.

Ficaram fora as seções dedicadas ao combate à mudança climática do governo de Barack Obama, que o considerava um dos principais temas de seu mandato, e a defesa da diversidade sexual.

Curiosamente, a renovação do site não faz referência às intenções de Trump e dos republicanos de derrubar e substituir a reforma da saúde conhecida como Obamacare.

O site também não cita a China, país com o qual o novo presidente prometeu agir com dureza e ameaçou inclusive classificar como manipulador de divisas, o que acarretaria sanções contra Pequim.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade