PUBLICIDADE

Ásia

Vulcão Aso registra primeira erupção explosiva em 36 anos

A última vez que este vulcão, localizado no Japão, registrou uma erupção explosiva foi em janeiro de 1980

8 out 2016 - 02h23
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Monte Aso, vulcão situado no sudoeste do Japão e um dos mais ativos do país, registrou neste sábado (8) sua primeira erupção explosiva em 36 anos, sem que o fenômeno causasse danos graves ou afetasse o transporte, de acordo com informações da Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

O vulcão, de 1.562 metros de altitude começou a entrar em erupção durante a madrugada e cuspiu cinzas a uma altura de até 11 mil metros, segundo a JMA.

Japão
Japão
Foto: Google Maps / Reprodução

Não há informações sobre danos na infraestrutura ou feridos nas imediações do Monte Aso, situado no coração da Província de Kumamoto, embora que algumas ruas amanheceram cobertas por finas camadas de cinza.

A JMA elevou o nível de alerta do 2 ao 3 (em uma escala de 5), por isso aconselha não se aproximar ao Monte Aso e alerta para o perigo de deslizamentos de terra.

As províncias de Kumamoto e Oita sofreram em abril os piores terremotos que atingiram o Japão desde desastre de março de 2011.

No entanto, os especialistas desconhecem se estes tremores que deixaram 49 mortos e milhares desabrigados, afetaram de alguma maneira o Monte Aso. A última vez que este vulcão registrou uma erupção explosiva foi em janeiro de 1980.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade