PUBLICIDADE

Ásia

Tufão Chanthu deixa mais de 1,3 mil pessoas desabrigadas e cancela voos

17 ago 2016 - 04h55
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Chanthu deixou nesta quarta-feira em sua passagem pelo Japão cerca de 1,3 mil pessoas desabrigadas e 850 lares sem eletricidade, além de cancelamentos de dezenas de voos domésticos e interrupções dos funcionamentos dos trens de alta velocidade.

Chanthu, o sétimo tufão da temporada no Pacífico, chegou um dia antes ao arquipélago japonês e se deslocou pela costa leste, até se situar perto da Província de Iwate, por volta das 12h (hora local), segundo os últimos dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

Grande parte do país asiático estava em alerta pelas chuvas intensas, ventos fortes e ondas geradas pelo tufão, que continua avançando em direção ao nordeste do Japão e está previsto que deixe hoje a região.

O Chanthu gerou rajadas de vento de até 126 km/h e chuvas recorde de 65 milímetros por hora em algumas zonas do centro do país, enquanto na ilha setentrional de Hokkaido choveu em menos de um dia a média cumulativa para o mês de agosto.

As autoridades da cidade de Otsuchi, em Iwate, ordenaram a saída de 1.290 pessoas devido por conta das inundações e os deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas, segundo a emissora estatal "NHK".

Na cidade de Ishinomaki, cerca de 850 casas ficaram sem luz devido aos danos no cabo elétrico, informou a companhia energética Tohoku Electric Power.

As condições meteorológicas extremas também causaram o cancelamento de 20 voos domésticos, a maioria deles de aeroportos do nordeste do país, assim como a interrupção de 18 trens shinkansen (alta velocidade) na mesma região.

Espera-se que a intensidade do Chanthu caia paulatinamente nas próximas horas, quando se transformará em depressão tropical e chegará no mar de Ojotsk.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade