PUBLICIDADE

Ásia

Trump reafirma a Abe "compromisso" dos EUA com a segurança do Japão

28 jan 2017 - 15h40
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou neste sábado ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o "compromisso" dos Estados Unidos com a segurança japonesa, em conversa por telefone entre ambos.

"O presidente Trump afirmou o compromisso invulnerável dos EUA para garantir a segurança do Japão", informou a Casa Branca em comunicado.

Trump e Abe também decidiram que "consultarão e cooperarão perante a ameaça representada pela Coreia do Norte", ressaltou a nota oficial.

Os líderes abordaram a "iminente" visita que o novo secretário de Defesa dos EUA, o general reformado James Mattis, deve fazer na próxima semana à Ásia, inclusive o Japão.

"Ambos os líderes também se comprometeram a aprofundar o comércio bilateral e a relação sobre os investimentos", enaltece o comunicado.

Como Abe já havia antecipado, Trump e o primeiro-ministro "decidiram se reunir em Washington no dia 10 de fevereiro", concluiu a Casa Branca.

Na condição de presidente eleito, o magnata já tinha se reunido com Abe em Nova York no dia 17 de novembro, encontro que o líder japonês classificou como "franco" e "cordial".

Durante a campanha eleitoral, Trump comunicou a países como o Japão as despesas dos EUA para assegurar a defesa japonesa e de outros. O multimilionário nova-iorquino também chegou a recomendar que Japão e Coreia do Sul invistam em bombas nucleares para se protegerem de ameaças como a do regime norte-coreano.

A conversa de Trump com Abe faz parte de uma rodada de reuniões por telefone com vários líderes neste sábado, entre eles o presidente da França, François Hollande; a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o governante russo, Vladimir Putin.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade