PUBLICIDADE

Sob segurança, Japão inicia temporada de caça às baleias

26 abr 2014
03h27 atualizado às 03h40
0comentários
03h27 atualizado às 03h40
Publicidade
Sob olhar da Guarda Costeira, navio baleeiro deixa o porto de Ayukawa para nova temporada de caça
Sob olhar da Guarda Costeira, navio baleeiro deixa o porto de Ayukawa para nova temporada de caça
Foto: AFP

O Japão deu início neste sábado a sua nova temporada de caça às baleias, só que na região do Pacífico Norte, depois de Tribunal Penal Internacional (ICJ, na sigla em inglês) ordenar o a interrupção da prática na Antártica.

Quatro embarcações deixaram o porto de Ayukawa, na cidade de Ishinomaki, no norte do país, com o objetivo de capturar no máximo 51 baleias, cerca de 15% menos que as habituais 60, de acordo com a agência Kyodo.

A primeira fase da pesca de baleias no norte do Oceano Pacífico acontecerá entre este sábado e o dia 11 de junho, segundo o governo, e terá "objetivos científicos".

O programa de "caça científica de baleia" de Tóquio existe há décadas e é bastante polêmico. No mês passado, o ICJ ordenou a interrupção da caça anual na Antártica, o que levou o Japão a cancelar as temporadas de 2014 e 2015.

A caça no Pacífico, não é tão conhecida internacionalmente, e não foi mencionada na decisão, que solicitou aos japoneses que reexaminem seu programa de caça à baleia em geral. Ainda assim, na temporada 2012-2013, a ação no Pacífico abateu três vezes mais baleias que na Antártica.

Com informações da agência AFP

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade