PUBLICIDADE

Ásia

Seul reconhece avanço em último teste de motor para foguete de Pyongyang

20 mar 2017 - 06h37
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul qualificou nesta segunda-feira como "avanço significativo" dentro do programa armamentista da Coreia do Norte o teste de novos motores para projéteis anunciado ontem pelo regime de Kim Jong-un.

Um porta-voz do Ministério em Seul disse à Agência Efe que as imagens do teste oferecidas pela Coreia do Norte e outros dados relacionados parecem mostrar "motores com boa eficiência".

A afirmação acontece um dia depois que Pyongyang informou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, presenciou o teste desta tecnologia de propulsão, que acredita-se que consta de um motor principal e quatro auxiliares, na base de lançamentos espaciais de Sohae, no noroeste do país.

Não é habitual que Seul elogie de maneira tão direta os resultados técnicos das provas armamentistas norte-coreanas, o que parece ressaltar os progressos que Pyongyang vem alcançando neste terreno nos últimos tempos.

A agência de notícias norte-coreana "KCNA" considerou que se tratou de um evento "de significância histórica", que representa "uma nova era para a indústria Juché de foguetes".

Este teste, que coincidiu com a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, à região e com as manobras militares conjuntas realizadas anualmente por Seul e Washington em território sul-coreano, faz pensar que Pyongyang poderia testar em breve um projétil de longo alcance.

Em sua mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un garantiu que seu regime está na fase final de produção de um míssil balístico intercontinental (ICBM).

O país asiático parece decidido a desenvolver projéteis precisos e com alcance longo e armas nucleares suficientemente pequenas para equipá-las sobre os mesmos.

Caso alcance este objetivo, a Coreia do Norte teria armamento atômico para atingir território americano e contaria com um importante elemento dissuasório.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade