PUBLICIDADE

Ásia

Série de atentados na Tailândia deixa pelo menos 4 mortos

12 ago 2016 - 02h17
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Vítima de explosão é atendida por equipe de socorro na Tailândia
Vítima de explosão é atendida por equipe de socorro na Tailândia
Foto: EFE

Pelo menos quatro pessoas morreram em uma série de atentados a bomba registrados em diversas localidades da Tailândia, que a polícia vinculou nesta sexta-feira com os movimentos separatistas do sul do país.

Duas pessoas morreram em diferentes explosões no enclave turístico de Hua Hin, onde se registraram até cinco explosões, uma no sul da província de Trang e outra em Surat Thani.

Mais de 35 pessoas ficaram feridas, segundo o balanço da imprensa local, nas nove explosões que desde a quinta-feira castigaram o país.

A série de atentados começou a tarde de quinta quando uma bomba explodiu em um mercado da capital da província de Trang, situada no sul da Tailândia, deixando um morto e sete feridos.

A pessoa que morreu era um funcionário do estabelecimento, um tailandês de 51 anos, que chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos, segundo informações do jornal local Bangcoc Post.

Pessoa ferida aguarda socorro após explosão em atentado na Tilândia
Pessoa ferida aguarda socorro após explosão em atentado na Tilândia
Foto: EFE

Horas mais tarde, uma bomba era detonada a distância em uma rua da cidade de Hua Hin, um dos destinos turísticos do país e situado cerca de 150 quilômetros ao sudoeste de Bangcoc.

As autoridades e dezenas de curiosos se aproximaram do lugar da explosão quando uma segunda bomba, escondida em um suporte de vasos, foi ativada.

Este segundo ataque matou uma tailandesa e feriu outras 21 pessoas, entre eles vários estrangeiros.

Um porta-voz da polícia de Hua Hin confirmou à Agência Efe que está sendo investigada se existe ligação entre os atentados e os movimentos de insurgência muçulmana que atuam no sul do país.

"As bombas, detonadas a distância com um telefone celular, são do mesmo tipo das que utilizam os insurgentes no sul da Tailândia", disse o oficial por telefone.

Já a manhã da sexta-feira, outras duas explosões aconteceram novamente em Hua Hin, onde morreu pelo menos uma pessoa e outras três ficaram feridas.

Investigadores analisam local de uma das explosões na Tailândia
Investigadores analisam local de uma das explosões na Tailândia
Foto: EFE

Outra bomba foi descoberta pelas autoridades, que conseguiram detonar o artefato.

Na cidade de Surat Thai, cerca de 640 quilômetros ao sul de Bangcoc, dois artefatos explosivos colocados em frente a uma delegacia da cidade causaram a morte de uma trabalhadora local e deixaram três feridos.

Segundo a imprensa local, outra explosão feriu uma pessoa na turística cidade de Phuket, no litoral oeste do país.

Ninguém reivindicou a autoria das explosões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade