PUBLICIDADE

Ásia

Pyongyang estaria preparando novo teste de míssil, diz TV

26 jan 2010 - 08h53
(atualizado às 09h06)
Compartilhar

A Coreia do Norte delimitou uma área com navegação proibida próximo à sua costa oeste, indicando que poderia estar preparando um teste de mísseis na região, informou a emissora de televisão sul-coreana YTN nesta terça-feira, citando uma autoridade militar.

A área é próxima de uma fronteira marítima de disputa entre as Coreias do Norte e do Sul, que foi o local de um breve confronto naval em novembro entre os dois países, ainda tecnicamente em guerra, que deixou um navio sul-coreano com buracos de tiros e uma embarcação norte-coreana retornando ao porto em chamas.

Cerca de um mês antes do conflito, a Coreia do Norte abalou a segurança da região ao lançar mísseis de curto alcance na região próxima à sua costa oriental.

"Estamos monitorando de perto a área para inspecionar se esse aviso foi dado como parte de seu treinamento de inverno ou se para lançar mísseis de curto alcance", informou um oficial à YTN.

Oficiais do Exército sul-coreano disseram que estavam verificando as informações divulgadas pela YTN.

A Coreia do Norte tem nas últimas semanas sinalizado que estaria disposta a reduzir a ameaça à segurança que representa aos países do norte da Ásia, dizendo que poderia terminar seu boicote aos diálogos internacionais sobre desarmamento nuclear que já dura um ano.

Analistas disseram que as recentes atitudes podem ser uma tentativa por parte de Pyongyang de aumentar sua vantagem e conseguir concessões ao retornar às discussões sobre desarmamento em troca de assistência, que incluem Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, Japão, Rússia e os Estados Unidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade