PUBLICIDADE

Ásia

Pyongyang ameaça atacar se munição real for usada em manobras

17 dez 2010 - 07h24
(atualizado às 07h48)
Compartilhar

A Coreia do Norte ameaçou com uma resposta militar caso a Coreia do Norte execute, como anunciou, exercícios com munição de artilharia real na ilha de Yeonpyeong, bombardeada no fim de novembro pelos norte-coreanos, anunciou a agência oficial KCNA.

Com navios de guerra se movimentando ao fundo, soldados sul-coreanos aguardam por instruções na ilha de Yeonpyeong
Com navios de guerra se movimentando ao fundo, soldados sul-coreanos aguardam por instruções na ilha de Yeonpyeong
Foto: AP

"Um segundo e um terceiro ataque de autodefesa, imprevisíveis, serão lançados caso o Sul concretize os exercícios com tiros reais que pretende executar entre sábado e terça-feira", adverte o Exército norte-coreano. "A intensidade e o alcance do poder de fogo serão mais sérios que os de 23 de novembro", completa o comunicado da KCNA.

A Coreia do Sul anunciou na quinta-feira que vai executar exercícios de artilharia com disparos reais sobre a ilha de Yeonpyeong, que foi bombardeada pelos norte-coreanos em uma zona disputada do Mar Amarelo. As manobras acontecerão entre sábado e a próxima terça-feira em função das condições meteorológicas, destacou o Estado-Maior sul-coreano.

Estes serão os primeiros exercícios na ilha desde esta foi bombardeada pelos norte-coreanos em 23 de novembro, com um saldo de quatro mortos e 18 feridos. O governo dos Estados Unidos já manifestou o temor uma possível reação em cadeia entre Pyongyang e Seul.

"O que nos inquieta obviamente é que se a Coreia do Norte observar uma oportunidade para obter um benefício e responder aos disparos, isto pode potencialmente gerar uma reação em cadeia", declarou chefe adjunto do Estado-Maior americano, general James Cartwright.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade