PUBLICIDADE

Ásia

Polícia atropela manifestantes anti-EUA nas Filipinas

19 out 2016 - 08h38
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Carro da polícia atropela manifestantes nas Filipinas
Carro da polícia atropela manifestantes nas Filipinas
Foto: EFE

Aproximadamente 80 pessoas, entre manifestantes e policiais, ficaram feridas nesta quarta-feira durante um protesto em frente à embaixada dos Estados Unidos em Manila, nas Filipinas. Os manifestantes eram contra a presença militar norte-americana no país.

As forças de ordem posicionadas em torno da sede diplomática reprimiram cerca de 700 manifestantes que pediam o fim da presença das tropas dos EUA e expressavam seu apoio à política externa do presidente filipino, Rodrigo Duterte, segundo o jornal Inquirer.

A polícia alega que os manifestantes não tinham as permissões necessárias para realizar o protesto e que decidiram usar gás lacrimogêneo ao presenciar um grupo atacando uma viatura policial.

Um dos momentos mais dramáticos foi quando o motorista de um furgão policial atropelou vários manifestantes após percorrer cerca de dez metros em marcha à ré e para frente em repetidas ocasiões.

O subdiretor de operações da polícia da região metropolitana de Manila, Marcelino Pedroso, tentou inocentar o motorista ao indicar que sua ação foi possivelmente causada pelo pânico.

Pelo menos 29 pessoas foram detidas pelos oficiais, segundo os responsáveis por convocar a manifestação.

Manifestantes ficam feridos durante protesto nas Filipinas contra a presença militar norte-americana no país
Manifestantes ficam feridos durante protesto nas Filipinas contra a presença militar norte-americana no país
Foto: EFE

As relações bilaterais entre Filipinas e EUA se deterioraram desde a posse de Duterte em junho, quando este iniciou uma violenta campanha antidrogas que já deixou cerca de 3.700 mortos e que foi muito criticada por Washington, entre outros países e organizações.

EUA e Filipinas, dois aliados históricos, compartilhavam até agora uma mesma estratégia frente à China no conflito territorial do Mar do Sul da China, por isso Washington apoiou Manila na modernização e no treinamento de suas forças armadas.

Entre as últimas ocorrências de Duterte, que a seus 71 anos não tem papas na língua, denunciou uma conspiração para depô-lo com a participação da CIA, a agência de inteligência americana.

O líder filipino também mandou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o "inferno" e chegou a xingá-lo de "filho da p..." em outra ocasião.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade