PUBLICIDADE

Ásia

População urbana supera a rural na China pela primeira vez

17 jan 2012 - 06h15
(atualizado às 09h51)
Compartilhar

A China tinha mais residentes em áreas urbanas do que rurais no ano passado pela primeira vez na história, segundo dados oficiais. Um marco demográfico que também aponta para tensões na oferta de trabalho na segunda economia mundial.

No fim de 2011, o país mais povoado do mundo tinha 690,79 milhões de pessoas nas cidades, contra 656,56 milhões de pessoas no campo, indicou o Escritório Nacional de Estatísticas. Os habitantes das cidades representam agora 51,27% da população total, que é de 1,347 bilhão de habitantes.

Globalmente, em torno de 51% dos 7 bilhões de habitantes do planeta vivem em cidades, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

Em contraste, 30% dos habitantes da Índia, o segundo país mais populoso do mundo, vivem em cidades, enquanto 82% dos americanos moram em áreas urbanas.

A rápida urbanização na China nas últimas três décadas sustentou o seu desempenho econômico estelar à medida que milhões de pessoas trocavam as residências rurais por povoados e cidades, à procura de melhores salários e empregos.

A população rural da China decaiu 14,5 milhões somente em 2011, o mesmo tamanho do Camboja, de acordo com os dados.

Mas a taxa de urbanização está mais devagar e arrastando a oferta de trabalho, apesar de que a grande mudança das pessoas do interior para as cidades está longe de acabar e ainda deve continuar guiando a economia chinesa nos próximos anos.

O chefe da agência de estatísticas, Ma Jiantang, disse que a queda na oferta de trabalho é essencial para sustentar o alvo de 7% de crescimento econômico do governo chinês, entre 2011 e 2015.

Analistas concordam que a oferta de trabalho no país está minguando, mas há debates sobre se a China está próxima ou cruzando o ponto de virada Lewis - uma teoria de que salários em nações em desenvolvimento começam a crescer uma vez que haja escassez no trabalho rural.

Os salários médios chineses já estão subindo, embora partindo de baixos níveis. A renda disponível urbana per capita cresceu 14% em 2011 em relação ao ano anterior - para 21,810 iuanes (US$ 3,500), enquanto a renda rural per capita era de 6,977 iuanes.

A economia chinesa cresceu 9,2% ano passado, decrescendo em relação aos 10,4 por cento de expansão, em 2010.

A população urbana da China deve subir a 800 milhões de pessoas em 2020, segundo um informe governamental publicado em outubro de 2011.

Chinesa se prepara para embarcar em uma estação de Pequim; população das cidades superou a do campo
Chinesa se prepara para embarcar em uma estação de Pequim; população das cidades superou a do campo
Foto: AFP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade