PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama será 1º presidente norte-americano a visitar Hiroshima

10 mai 2016 - 10h23
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Barack Obama será o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar a cidade japonesa de Hiroshima, onde seu país lançou a primeira bomba atômica da história, durante uma viagem que fará no final deste mês por Japão e Vietnã, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira (10).

O secretário de Estado americano, John Kerry, visitou Hiroshima no mês passado para homenagear as vítimas da bomba atômica lançada pelos EUA na cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Essa foi a a primeira homenagem de um alto cargo de Washington aos mortos desse episódio.

A visita de Obama a Hiroshima está agendada para o dia 27 de maio, junto com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com o objetivo de ilustrar "seu compromisso de buscar a paz e a segurança de um mundo sem armas nucleares", explica em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Em artigo na plataforma de blogs Medium, o assessor adjunto de segurança nacional de Obama, Ben Rhodes, afirma que a Casa Branca acredita ser "o momento adequado" para uma visita do presidente a Hiroshima e a seu Parque da Paz, dedicado às vítimas da bomba atômica.

"Obama não revisará a decisão dos EUA de usar a bomba atômica no final da Segunda Guerra Mundial, mas oferecerá uma visão de futuro", diz Rhodes.

Hiroshima foi alvo do primeiro bombardeio atômico da história, realizado por aviões americanos no dia 6 de agosto de 1945. Além de Hiroshima, os EUA lançaram uma segunda bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki, no sudoeste do arquipélago japonês, em 9 de agosto de 1945, o que forçou a rendição do Japão seis dias depois e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

A maioria dos japoneses (70%) quer que Obama visite Hiroshima, segundo uma pesquisa realizada pela rede de televisão pública japonesa NHK divulgada nesta terça-feira.

Obama visitará entre os dias 21 e 28 de maio Vietnã e Japão, onde comparecerá à cúpula de países do G7 que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio no parque natural Ise-Shima.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade