PUBLICIDADE

Ásia

Obama propõe "sérias consequências" para a Coreia do Norte

9 set 2016 - 05h55
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Obama conversou com a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, após o teste nuclear norte-coreano
Obama conversou com a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, após o teste nuclear norte-coreano
Foto: EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs aos países "aliados e parceiros" que o teste nuclear realizado hoje pela Coreia do Norte tenha "sérias consequências", segundo informou a Casa Branca em comunicado.

Obama qualificou de "provocação" o teste nuclear e reiterou "o compromisso inquebrantável dos EUA com a segurança dos aliados na Ásia e no mundo todo".

Nesse sentido, Obama conversou com a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Isto após receber um relatório por parte da assessora de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, sobre a atividade sísmica registrada na Coreia do Norte e provocada pelo teste nuclear.

ONU condena novo teste nuclear da Coreia do Norte:

Obama estava a bordo do avião presidencial Air Force One, com o qual retornou aos EUA proveniente de uma viagem pela Ásia.

"O presidente indicou que seguirá as consultas com nossos aliados e parceiros durante os próximos dias para assegurar que as ações provocadoras da Coreia do Norte tenhas sérias consequências", disse a Casa Branca no comunicado.

Em um breve espaço informativo especial, a televisão estatal norte-coreana KCTV informou que o novo teste atômico é uma "resposta aos Estados Unidos" e ao resto dos "inimigos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade