PUBLICIDADE

Ásia

Obama classifica teste nuclear na Coreia do Norte como uma "grave ameaça"

9 set 2016 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Barack Obama, condenou nesta sexta-feira o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte como "uma grave ameaça" à "segurança regional e estabilidade internacional".

"Os Estados Unidos condenam o teste nuclear de 9 de setembro nos termos mais fortes possíveis como uma grave ameaça à segurança regional e à paz e estabilidade internacional", indicou Obama em uma declaração emitida pela Casa Branca.

Obama recalcou que a Coreia do Norte é "o único país" que testou armas nucleares desde o começo deste século.

"Os Estados Unidos não aceitam, e nunca aceitarão, a Coreia do Norte como um Estado nuclear", acrescentou o líder, que retorna hoje a Washington após uma viagem asiática que o levou à China e Laos.

Obama garantiu que após conhecer a notícia conversou telefonicamente com a presidente sul-coreana Park Geun-hye e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

O presidente americano ressaltou que trabalhará junto ao Conselho de Segurança e à comunidade internacional para "implementar vigorosamente as medidas existentes" contra a Coreia do Norte e "tomar significativos passos adicionais, incluídas novas sanções, para demonstrar que há consequências a suas ilegais e perigosas ações".

Obama reagiu assim à confirmação de que a Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear, coincidindo com o 68° aniversário da fundação desse país, segundo informou a televisão estatal.

A detonação atômica aconteceu "com sucesso" e ocorreu na base de Punggye-ri, no nordeste do país, o mesmo lugar onde a Coreia do Norte já detonou explosivos nucleares em 2006, 2009, 2013 e em janeiro deste ano.

O anterior teste nuclear de janeiro e o lançamento um mês após um foguete com tecnologia de mísseis balísticos acarretaram à Coreia do Norte duras sanções da ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade