PUBLICIDADE

Ásia

Índia chora morte do fisiculturista "Hércules de bolso"

6 jun 2016 - 11h47
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

A Índia está de luto nesta segunda-feira pela morte do fisiculturista Manohar Aich, de 104 anos, conhecido como "Hércules de bolso" por sua estatura de apenas 1,50m, pioneiro da modalidade em seu país e primeiro indiano a conquistar o título de Mister Universo, em 1952.

"Você nos fez ter muito orgulho, descanse em paz", escreveu no Twitter a chefe do governo Mamata Banerjee, ao se despedir de Aich.

Um dos filho de Aich, Manoch, explicou que o fisiculturista estava se alimentando apenas por líquido nos últimos dias e que morreu por "complicações relacionadas com a idade", afirmou ao site "The Indian Express".

Aich começou no mundo do fisiculturismo durante um período em que ficou preso após protestar contra a "opressão" britânica, na época em que a modalidade esportiva era praticamente inexistente na Índia.

"O período na prisão me ajudou na preparação para o Campeonato Mundial. Não havia nenhum equipamento, mas praticava com as mãos livres por 125 horas diárias", disse o fisiculturista, durante uma entrevista.

Após a sua libertação, ele combinou seu trabalho de vendedor de cocos com o treinamento, até que decidiu tentar a sorte no concurso Mister Universo, em Londres.

A estatura de 1,50m lhe valeu o apelido de "Hércules de bolso", mas sua altura não o impediu de alcançar a fama no mundo do fisiculturismo.

Foto: Reprodução
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade