PUBLICIDADE

Ásia

Japão entra em alerta por conta da chegada de vários tufões

20 ago 2016 - 06h29
Compartilhar
Exibir comentários

Grande parte do Japão está em alerta pela proximidade de vários tufões que estão deixando um clima instável assim como chuvas fortes em grande parte do centro e o norte do país.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) alertou neste sábado da possibilidade de haver inundações e deslizamentos de terra nas zonas oriental e norte do país por conta da chegada do tufão Kompasu, prevista para as próximas horas.

Às 15h45 (hora local), o Kompasu, 11º tufão da temporada no Pacífico, avançava em direção ao noroeste a 40 km/h com uma pressão atmosférica de 950 milibares, levantando rajadas de vento de até 25 km/h, segundo medições da JMA.

Está previsto que o tufão se aproxime da ilha principal de Honshu por volta das 3h (hora local) de amanhã e continue avançando em direção a ilha de Hokkaido.

A instabilidade atmosférica deixou hoje intensas chuvas na capital japonesa e, especialmente, no turístico bairro de Shibuya, onde se registraram 47 milímetros de chuva em uma hora, e onde a Agência Meteorológica japonesa emitiu um alerta contra possíveis inundações.

O órgão japonês prevê que na região central de Kanto, onde fica Tóquio, se registrem amanhã chuvas de até 150 milímetros e de até 200 milímetros em Hokkaido.

A JMA também alertou contra a possibilidade de altas ondas de até 6 metros e deslizamentos de terra nos arquipélagos de Izu e Ogasawara, situados ao sul da baía de Tóquio, onde esperam a chegada no domingo do tufão Mindulle, o nono da temporada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade