PUBLICIDADE

C. do Norte estaria se preparando para novo teste nuclear

7 mai 2016 - 09h28
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Novas imagens de satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri, divulgou o portal especializado 38 North, neste sábado (7). O portal classificou as imagens como indício de que "Pyongyang pode estar preparando um teste nuclear no futuro próximo".

As imagens, captadas na quinta-feira, mostram veículos chegando ao que parece ser o centro de comando, a cerca de seis quilômetros na zona de testes.

Apesar da "reduzida atividade" no complexo e de não haver sinais de uma "atividade significativa" na área principal, "os veículos não se encontram frequentemente ali, exceto durante preparativos para um teste [nuclear]", indicou o portal americano associado ao Instituto Estados Unidos-Coreia da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA.

Nas últimas semanas, houve especulações sobre a possibilidade de a Coreia do Norte executar seu quinto teste nuclear durante o 7º Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos.

Ditador elogia cientistas e exalta conquistas nucleares

Na abertura do Congresso, na sexta-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, exaltou suas conquistas nucleares, nomeadamente os testes e lançamento de mísseis no início do ano.

"Os nossos militares realizaram este ano com êxito o primeiro ensaio de uma bomba de hidrogênio [...], um acontecimento histórico nos 5 mil anos de história do nosso povo", disse Kim na abertura do congresso.

O líder norte-coreano, que discursou de terno e gravata em vez do habitual fato maoista, elogiou especialmente os cientistas do país por terem "criado um milagre fazendo soar o magnífico e estimulante som da primeira bomba H da nossa república".

O teste nuclear de janeiro, seguido um mês depois por um ensaio balístico, "demonstrou claramente ao mundo o espírito imbatível e o poder infinito da Coreia do Norte, em desafio das pressões malignas e das sanções das forças inimigas", disse.

No discurso, que só foi distribuído aos meios estatais cerca de 12 horas depois do início do evento, Kim admitiu por outro lado que a Coreia do Norte atravessa "momentos turbulentos", destacando as tensões na península coreana, mas assegurou que os problemas serão superados com "a unidade do partido e do exército".

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade