PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul confirma teste nuclear da Coreia do Norte

9 set 2016 - 01h04
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul confirmou nesta sexta-feira que o terremoto de 5 graus causado de forma artificial na Coreia do Norte corresponde ao quinto teste nuclear do regime vizinho e afirmou que a explosão foi mais potente que em vezes anteriores.

"Avaliamos que a Coreia do Norte realizou seu maior teste nuclear até o momento, já que teria alcançado os 10 quilotons, segundo nossas primeiras estimativas", disse à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul.

As Forças Armadas sul-coreanas criaram uma equipe inicial de medidas de resposta e neste momento analisam o ar em diversas áreas na busca de restos de radioatividade para conhecer mais detalhes, segundo o porta-voz.

A Presidência do país emitiu um comunicado no qual também confirmou que a Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear.

A presidente sul-coreana, Park Geun-hye, condenou "energicamente" o teste, já que representa uma "clara violação" das resoluções da ONU e também um "ato de desafio contra a comunidade internacional", segundo o comunicado.

Park, que neste momento está de visita ao Laos, adiantou que a Coreia do Sul buscará junto com outros países impor sanções "muito mais fortes" contra a Coreia do Norte e recorrer a todos os meios possíveis para obrigá-la a renunciar ao desenvolvimento de armas nucleares.

O quinto teste nuclear da Coreia do Norte acontece no dia em que o país comemora seu 68º aniversário de fundação.

Após a detonação de hoje se espera uma forte reação da comunidade internacional, alarmada pelos rápidos avanços em armamento nuclear e mísseis do regime de Kim Jong-un.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade