PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte dispara três mísseis no Mar do Japão

5 set 2016 - 01h55
(atualizado em 30/9/2016 às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Sul-coreanos assistem à informativo sobre o lançamento de mísseis por parte da Coreia do Norte
Sul-coreanos assistem à informativo sobre o lançamento de mísseis por parte da Coreia do Norte
Foto: EFE

A Coreia do Norte disparou nesta segunda-feira três mísseis balísticos de médio alcance ao Mar do Japão, segundo informações do Ministério de Defesa da Coreia do Sul.

Os projéteis foram lançados por volta das 12h14 (hora local, 0h14 horário de Brasília) de Hwangju e caíram nas águas da zona de Identificação de Defesa Aerea (ADIZ) do Japão após percorrer uma distância de aproximadamente 1 mil quilômetros, afirmou à Agência EFE um porta-voz ministerial.

"Assumimos que se tratam de mísseis Rodong", afirmou o porta-voz, em referência ao modelo mais comum de projéteis de médio alcance do arsenal de mísseis da Coreia do Norte, com um alcance estimado de até 1,5 mil quilômetros.

Foi primeiro lançamento de mísseis balísticos realizado pela Coreia do Norte após disparar com sucesso um míssil a partir de um submarino, no dia 24 de agosto, um teste que destacou os perigosos avanços que está colhendo em seu programa de armas.

Enquanto isso, os militares sul-coreanos estão em alerta sobre os movimentos do Exército do país vizinho e reforçaram sua postura de defesa contra a possibilidade de novas "provocações", afirmou o porta-voz do Ministério.

Este também disse que se trata de "uma nova e clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", que proíbem a Coreia do Norte realizar testes com qualquer tipo de tecnologia de mísseis balísticos.

O novo teste de mísseis da Coreia do Norte acontece em um momento de tensão na região, depois que o Conselho de Segurança impôs, no mês de março, fortes sanções comerciais ao país comunista pelas testes nuclear e de mísseis de longo alcance realizadas no começo do ano.

Desde então, são constantes os lançamentos por parte de Pyongyang de mísseis de diversos calibres.

O teste realizado no dia 24 de agosto gerou um forte alarme, já que foi a primeira vez que a Coreia do Norte conseguiu disparar com sucesso um míssil a partir de um submarino.

O lançamento de hoje também coincide com a visita à China da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, por ocasião da cúpula do G20, em Hangzhou.

O nome do mar marginal do oceano Pacífico ocidental, entendida pelas ilhas japonesas de Hokkaido, Honshu e Kyushu, e ilha de Sakhalin, a leste, e da península da Coreia e Rússia, a oeste, está em disputa. É habitualmente chamado de "mar do Japão", mas a Coreia do Norte e Coreia do Sul preferem o termo "mar do Leste" (mar Ocidental também). Recentemente, a controvérsia se transformou em uma guerra cibernética (incluindo na própria Wikipédia) e tensos movimentos diplomáticos entre os Estados Unidos, Japão, as duas Coreias, a Rússia e a China.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Breve resumo das partes:

- a Coreia afirma antecedentes históricos para o "mar da Coreia", termo ou "mar do Leste". O mar do Japão é um nome falso dado por invasores militares japoneses por militarismo. Agora o Japão está a fazer todo o possível para tirar de nos o nossa território coreano, a ilha Dokdo. Se continuar se chamando mar do Japão, as pessoas pensarão que como está em seu suposto território Dokdo é terra de Japão. Esta é a estratégia do Japão e obviamente a Coreia não a aceita.

- o Japão protesta que a disputa é simplesmente uma questão de papel que não tem significado real, e que o termo "mar do Japão" já é um padrão estabelecido. Além disso, os organismos internacionais UNCSGN e OHI deram opiniões que suportam a posição japonesa.

(fonte: Wikipédia)

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade