PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte acusa EUA de incitar uma guerra atômica

23 set 2016 - 08h16
(atualizado às 09h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Bombardeiros norte-americanos sobrevoam o espaço aéreo da Coreia do Norte
Bombardeiros norte-americanos sobrevoam o espaço aéreo da Coreia do Norte
Foto: EFE

A Coreia do Norte acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de empurrar a situação para uma "guerra atômica", após o envio de dois bombardeiros americanos ao território sul-coreano em plena etapa de tensão na região.

"O imperialista EUA é o culpado que está empurrando a situação rumo a uma iminente guerra atômica ao trazer bombardeiros nucleares estratégicos à península coreana", segundo uma mensagem do Exército Popular recolhido hoje pela televisão estatal norte-coreana KCTV.

Os EUA enviaram na quarta-feira a partir de Guam para a Coreia do Sul dois bombardeiros supersônico B-1B Lancer, dos quais um aterrissou na base americana de Osan em Pyeongtaek, a cerca de 70 quilômetros ao sul de Seul, e o segundo retornou após sobrevoar o território do país.

A Força Aérea americana afirmou que o envio dos bombardeiros era uma demonstração de força para resistir ao "comportamento agressivo" da Coreia do Norte, que recentemente realizou seu quinto teste nuclear e mostrou grandes progressos em tecnologia de mísseis de médio e longo alcance.

Os Estados Unidos mantêm desde a Guerra da Coreia (1950-1953) uma aliança militar com a Coreia do Sul pela qual se compromete a defender seu aliado em um hipotético conflito com a Coreia do Norte.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade