PUBLICIDADE

Ásia

Chuvas na Índia deixam ao menos 15 mortos e afetam 134 mil

10 jul 2016 - 13h26
(atualizado às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 130 mil se viram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias nos estados indianos de Assam (nordeste) e Madhya Pradesh (centro), onde se decretou alerta em várias áreas, informaram neste domingo fontes oficiais.

O chefe do governo de Madhya Pradesh, Shivraj Singh Chouhan, indicou que nas últimas 24 horas sete pessoas morreram em incidentes relacionados com as precipitações, o que eleva a 15 o número da vítimas mortais na região.

Outras três pessoas permanecem desaparecidas, detalhou o dirigente em mensagem de vídeo divulgada através de sua conta no Twitter.

Chouhan acrescentou que as equipes de emergência resgataram hoje cerca de 500 pessoas em diversos pontos do estado, que se somam aos 4 mil resgatados ontem.

Foto: EFE

O chefe de governo garantiu que a situação geral está "melhorando", mas advertiu que um alerta foi decretado e várias estradas permanecem cortadas em Bhopal, a capital regional e uma das áreas mais golpeadas pelas chuvas.

Por outro lado, as inundações em Assam já afetam mais de 134 mil pessoas em 174 localidades e a cerca de 8.000 hectares de terreno agrícola, segundo o último balanço oferecido pela Autoridade de Gestão de Desastres de Assam (ASDMA, na sigla em inglês).

O distrito de Golaghat é o mais castigado pelas chuvas, com mais de 67 mil afetados e quase 5 mil hectares de terreno arrasados.

As autoridades estabeleceram nove acampamentos de emergência que abrigam cerca de 1.400 pessoas e um centro de distribuição de ajuda aos afetados, cujo número aumentou nos últimos dias, de acordo com dados da ASDMA.

As inundações são frequentes em todo o sul da Ásia durante a época das monções, entre junho e setembro.

Foto: EFE
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade