PUBLICIDADE

Ásia

Austrália amplia área de busca de avião da Malaysia

24 mar 2014 - 01h29
(atualizado às 01h41)
Compartilhar
Exibir comentários

 A Austrália ampliou nesta segunda-feira a área de busca no oceano Índico do avião desaparecido no último dia 8 depois de um satélite francês revelar novas imagens de objetos que podem pertencer à aeronave malásia.

O vice-primeiro-ministro australiano, Warren Truss, disse que as novas imagens indicam possíveis destroços do avião de Malaysia Airlines a cerca de 850 quilômetros ao norte da atual área de busca, ou seja, 2,5 mil quilômetros ao sudoeste da cidade de Perth.

A medida fez com que a área de busca liderada pela Austrália se expandisse para 68 mil quilômetros quadrados. "Certamente as áreas onde os destroços foram captados pelos satélites é de interesse particular e eles são o centro da busca", declarou Truss à emissora local ABC ao apontar que o lugar indicado pelas imagens do satélite francês não é considerado o mais provável.

Apesar de "nós não termos certeza de que o avião se encontre nesta área (do Oceano Índico)", as autoridades australianas se aferram a qualquer tipo de informação disponível para incorporá-la à missão de resgate.

As condições meteorológicas na área de busca devem piorar por causa do ciclone Gillian, que deve passar a cerca de 1 mil quilômetros da área de busca, segundo a agência local AAP. "É uma tarefa difícil. Ontem (domingo) o tempo não estave tão ruim, mas hoje de manhã há nevoeiro" e as condições devem se deteriorar ao longo do dia, afirmou o vice-primeiro-ministro australiano.

O avião da Malaysia Airlines que partiu de Kuala Lumpur rumo a Pequim desapareceu do radar 40 minutos após decolar com 239 pessoas a bordo. A única informação confirmada é que ele mudou de rumo e chegou à Península de Malaca.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade