PUBLICIDADE

América Latina

"Ninguém vai tirar a Venezuela do Mercosul", diz Maduro

Presidente pediu mobilização em nome do bloco econômico

23 nov 2016 - 17h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que nenhum país conseguirá tirar sua nação do Mercosul e pediu uma mobilização contra os "governos de direita" que tentam desestabilizar o bloco.

"Ninguém vai tirar a Venezuela do Mercosul, está bem assim. Se nos tirarem pela porta, nós voltaremos pela janela", afirmou nesta terça-feira (22).

Maduro pediu para que os povos da América Latina se mobilizem em defesa do bloco, cujos princípios e estatutos estão "ameaçados" por seus membros. "Pedimos aos sindicatos e a força operária para se mobilizar em apoio do povo venezuelano", acrescentou.

O chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, havia dito em setembro deste ano que, a partir do dia 1º de dezembro, a Venezuela seria suspensa e estaria "sem voz" no Mercosul até que ratifique os compromissos assumidos para entrar na organização.

O país entrou no bloco em 2012 após a suspensão do Paraguai, cujo Congresso sempre se posicionou contra a entrada do país no Mercosul. Com o atual governo paraguaio assumiu a Presidência no lugar dos venezuelanos, a crise ficou mais forte entre os países-membros. 

Fonte: ANSA
Compartilhar
Publicidade
Publicidade