PUBLICIDADE

América Latina

Forte terremoto sacode capital do Panamá e gera alerta

20 fev 2017 - 17h37
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terremoto de magnitude 5 graus na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira a capital do Panamá, e centenas de pessoas deixaram seus escritórios nos prédios do centro da cidade, mas não houve danos materiais ou vítimas.

O diretor do Instituto de Geociências da Universidade do Panamá, Luis Eduardo Camacho, confirmou que o tremor teve uma "forte vibração" que foi sentida durante cinco segundos.

O epicentro do temor foi registrado nos Ilhéus das Pérolas, no Golfo do Panamá. As autoridades descartaram um alerta de tsunami, mas foi sentido em outras localidades além da capital do país.

O diretor do Sistema Nacional de Defesa Civil do Panamá (Sinaproc), José Donderis, informou que não havia registros de danos materiais ou vítimas depois do tremor.

O tremor foi sentido por volta das 14h35 (16h45 em Brasília) e imediatamente foi possível ver os edifícios sendo evacuados no centro da capital, como pôde constatar a Agência Efe.

Minutos depois o Sistema Nacional de Defesa Civil do Panamá (Sinaproc) indicou, através do Twitter, disse que um relatório preliminar aponta que a magnitude do sismo foi de 5 graus, com epicentro na baía do Panamá, em frente à cidade.

Várias estações do metro da capital foram evacuadas como medida de segurança, informou o Corpo de Bombeiros do Panamá. O serviço ficou temporariamente suspenso por 90 minutos, mas já voltou a operar normalmente.

A imprensa local divulgou relatos de pessoas que disseram que sentiram que os prédios cairiam em suas cabeças na capital panamenha, onde os tremores são uma raridade.

Segundo o diretor do Instituto de Geociências da Universidade do Panamá, o último terremoto com danos materiais na capital do país ocorreu em 1971. O tremor ficou conhecido como "o sismo do Pelé" porque o ex-jogador brasileiro tinha visitado o município dias antes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade