PUBLICIDADE

América Latina

Chamado de "velho de m...", Mujica diz que ex-ministra é gorda e bêbada

10 mai 2013 - 19h40
(atualizado às 21h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Uruguai, José Mujica, chamou a ex-ministra uruguaia do Interior Daisy Tourné de "gorda simpática" que exagera na bebida, em declarações a uma rádio uruguaia na quinta-feira, após ser qualificado de "velho de merda" pela política.

"É uma gorda macanuda (simpática)", disse Mujica na véspera a uma rádio local sobre Tourné, deputada da governista Frente Ampla. "É uma garota pela qual tenho muita simpatia, mas as vezes bebe um pouco e passa do ponto". O presidente uruguaio, conhecido por seus deslizes verbais, foi até comedido ao responder à agressão de Tourné, que, irritada em uma reunião política por discordar de uma nomeação, disse: "velho de merda, vamos arrebentar seu cu, queira ou não".

O incidente faz recordar a gafe cometida por Mujica no início de abril, quando chamou a presidente argentina, Cristina Kirchner, de "velha", e seu finado marido, Néstor Kirchner, de "caolho". O deslize ocorreu momentos antes de uma coletiva sobre as relações com Argentina e Brasil, quando Mujica fez comentários em voz baixa com o governador do departamento de Flórida, Carlos Enciso, sem perceber que os microfones já estavam ligados.

"Para se conseguir algo da Argentina é preciso encostar um pouco no Brasil. É como a velha lei do pêndulo", disse Mujica sobre as relações regionais. "Esta velha (Cristina) é pior que o 'vesgo' (Néstor Kirchner). O 'vesgo' era mais político, mas ela é teimosa (...). Foi explicar a um Papa argentino (Francisco), que já viveu 77 anos, o que é um mate e o que é uma garrafa térmica?!" - disse Mujica sobre os presentes de Kirchner ao ser recebida pelo novo Pontífice, em 19 de março passado.

O comentário do presidente uruguaio foi transmitido ao vivo, via satélite, para o site da Presidência, sendo reproduzido no site do jornal El Observador. O chanceler argentino, Héctor Timerman, reagiu protestando contra as 'ultrajantes' expressões de Mujica sobre o finado presidente Kirchner (2003/2007) e sua esposa, hoje mandatária da Argentina.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade