PUBLICIDADE

América Latina

Cantor Wyclef Jean anuncia apoio a candidato haitiano Jude Celestin

24 jun 2016 - 16h49
Compartilhar
Exibir comentários

A estrela internacional do hip-hop Wyclef Jean anunciou nesta sexta-feira seu apoio ao candidato haitiano à presidência Jude Celestin para as eleições de 9 de outubro.

Celestin, que pertence à Liga Alternativa pelo Progresso e Emancipação Haitiana (Lapeh), obteve no primeiro turno das eleições - recentemente invalidadas - 25,27%, enquanto Jovenel Moise, do então governante Partido Haitiano Tet Kale (PHTK), foi o mais votado com 32,81%.

Através de sua conta oficial no Twitter o cantor escreveu: "Notícia de última hora! Jude Celestin já tem meu voto para presidente em outubro. Eu apoio o próximo o presidente do #Haiti @JCelestin".

Em outubro de 2015, no primeiro turno do pleito, o cantor anunciou seu respaldo a Celestin com uma música na qual manifestava que era o candidato ideal "para destruir a corrupção e conter o desmatamento" em um país que perdeu mais de 90% de sua riqueza florestal. A candidatura presidencial em 2010 do próprio Wyclef Jean foi rejeitada pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP), encarregado de organizar as eleições, por considerar que não tinha residido o tempo obrigatório no país.

O CEP invalidou as eleições de 2015 no Haiti depois que uma comissão de verificação dos resultados eleitorais recomendou que elas fossem anuladas ao ter detectado "sérias irregularidades" no processo. Caso em 9 de outubro o candidato mais votado não alcance mais de 50%, os eleitores voltariam às urnas em 8 de janeiro de 2017. Ao todo, 27 candidatos se inscreveram para participar do pleito presidencial no Haiti.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade