PUBLICIDADE

América Latina

Após rumores, papa Francisco diz que não tem nenhum problema com Macri

3 jul 2016 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco afirmou que não tem nenhum problema com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, a quem chamou de "pessoa nobre" em resposta aos rumores de que a relação de ambos é fria, segundo uma entrevista divulgada neste domingo pelo jornal "La Nación".

"Eu não tenho nenhum problema com o presidente Macri. Não gosto de conflitos. Já cansei de repetir isso. Ele me parece uma pessoa bem nascida, uma pessoa nobre", disse o pontífice.

Na entrevista, Francisco revela que no período em Macri era prefeito de Buenos Aires (2007-2015), só teve um problema "uma vez". "Não há nenhuma explicação nesta história para que se diga que eu tenho um conflito com Macri", afirmou o papa.

O incidente mais recente que alimentou os rumores sobre o suposto distanciamento entre o atual presidente e o pontífice foi a ordem de Francisco de devolver uma doação de 16 milhões de pesos (US$ 1,1 milhão) realizada pelo governo para o projeto Scholas Ocurrentes.

"Essa interpretação é absolutamente incorreta. Eu disse aos dois responsáveis do Scholas, com todo meu carinho, que eu estava preservando eles, cuidando de eventuais tentações ou erros no manejo da fundação. De nenhuma maneira me referia ao governo. Sigo achando que não temos direito de pedir dinheiro ao governo argentino quando ele tem tantos problemas sociais para resolver", afirmou o papa.

Além disso, Francisco fez elogios a vários integrantes do governo de Macri, como a ministra das Relações Exteriores e candidata à secretária-geral da ONU, Susana Malcorra. "Não sei como uma engenheira eletrônica conseguiu ter tanta cintura política", disse.

Na entrevista ao "La Nación", Francisco também falou de sua relação com os setores mais conservadores da Igreja Católica, e disse que ambos fazem os seus trabalhos. "Mas quero uma Igreja aberta, compreensiva, que acompanhe as famílias feridas".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade