PUBLICIDADE

África

Quatro adolescentes se imolam e matar outras duas pessoas na Nigéria

15 mar 2017 - 09h32
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro meninas adolescentes se imolaram nesta quarta-feira nas ruas da cidade nigeriana de Maiduguri e provocaram a morte de outras duas pessoas, informaram os serviços de emergências da cidade.

O ataque, no qual ficaram feridas 16 pessoas, aconteceu nesta madrugada na capital do estado nigeriano de Borno, no nordeste do país e epicentro da atividade do grupo jihadista Boko Haram.

Os feridos foram levados ao hospital universitário de Maiduguri, explicou o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências, Sani Datti, em comunicado.

Segundo a polícia, que não deu mais detalhes sobre o ocorrido, a intervenção dos agentes evitou que as suicidas provocassem mais mortes.

O Boko Haram recorre frequentemente a meninas e adolescentes para perpetrar seus atentados suicidas em lugares movimentados como mercados e outros lugares públicos considerados alvos fáceis pelos terroristas.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, proclamou em dezembro a vitória do Estado nigeriano sobre os jihadistas do Boko Haram, depois que o exército nigeriano e seus parceiros regionais do Chade, Níger e Camarões tomaram o principal reduto da grupo, a floresta de Sambisa.

No entanto, a milícia fundamentalista -que pretende instaurar um califado regido pela lei islâmica no nordeste da Nigéria- segue atentando regularmente, sobretudo contra aglomerações de civis difíceis de proteger para as autoridades.

Segundo números de organismos humanitários internacionais, o Boko Haram matou mais de 20 mil pessoas e obrigou mais de 2,5 milhões a fugir de seus lares desde que começou sua atividade terrorista em 2009.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade