PUBLICIDADE

África

Presidente de Gana reconhece vitória de adversário em eleição

10 dez 2016 - 06h44
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente de Gana, John Dramani Mahama, aceitou na noite de sexta-feira (9) sua derrota nas eleições para o candidato da oposição, Acalanto Akufo-Addo, imediatamente depois que a comissão eleitoral o declarou vencedor do pleito realizado na última quarta-feira.

Akufo-Addo, do partido de centro-direita Novo Partido Patriótico (NPP), conquistou 53,85% dos votos, contra 44,4% de Dramani Mahama, que concorria pelo Congresso Democrático Nacional (CDN), de centro-esquerda. A vitória por maioria absoluta fez Akufo-Addo ser eleito sem a necessidade do segundo turno.

Presidente de Gana John Dramani Mahama
Presidente de Gana John Dramani Mahama
Foto: Pool / Getty Images

Dramani Mahama, de 58 anos, se comprometeu a respeitar a vontade do povo e a trabalhar com o presidente eleito para que ocorra uma transição pacífica e ordenada.

Por sua vez, Akufo-Addo, de 72 anos, agradeceu a população de Gana a confiança nele e disse que fará todo o possível para não falhar e devolver o país ao "caminho da prosperidade".

Eleitores de Akufo-Addo foram para as ruas no final de sexta-feira para celebrar a vitória do candidato, que obteve mais de 5,7 milhões de votos, cerca de um milhão a mais que o atual presidente Dramani Mahama. Desde o fim do regime militar e o retorno da política multipartidária, em 1992, Gana é um dos países mais estáveis e pacíficos da África.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade