PUBLICIDADE

Merkel e Obama condenam ataques em Aleppo

29 set 2016 - 20h47
Compartilhar
Exibir comentários

Chanceler federal alemã e presidente americano classificam como barbárie recentes bombardeios na cidade e pedem que Moscou e Damasco permitam o acesso de ajuda humanitária a áreas sitiadas na Síria.Em meio à escalada de violência em Aleppo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, condenaram nesta quinta-feira (29/09) os ataques russos e sírios na cidade e pediram que Moscou e Damasco permitam o acesso da ajuda humanitária a regiões sitiadas na Síria.

Merkel e Obama conversaram por telefone sobre a situação na Síria, informou um comunicado da Casa Branca. Os líderes também falaram sobre o conflito na Ucrânia.

"O presidente e a chanceler condenaram categoricamente os bárbaros ataques aéreos da Rússia e do regime sírio contra o leste de Aleppo, uma área povoada por centenas de milhares de civis, dos quais a metade são crianças", destacou o comunicado.

"Ambos concordam que a Rússia e o regime sírio têm uma responsabilidade especial de acabar com os combates na Síria e permitir à ONU um acesso humanitário às áreas sitiadas", acrescentou.

Há uma semana, o regime sírio lançou uma ofensiva com apoio russo para tentar arrebatar o leste de Aleppo que está em poder de rebeldes da oposição. A manobra está devastando a cidade e foi criticada por diversos países, como os Estados Unidos, que ameaçaram suspender sua cooperação bilateral com a Rússia em relação ao conflito na Síria.

Apesar dos apelos para o fim dos bombardeios em Aleppo, a Rússia não manifestou qualquer intenção de interromper o conflito.

Obama e Merkel também conversaram sobre o conflito na Ucrânia e o acordo de Minsk que visa o fim do combate. "Os dois líderes urgiram as partes, respeitando o cessar-fogo, a começar a retirada das forças ao longo da linha de contato o mais rápido possível e proporcionar um acesso sem restrições aos observadores internacionais em toda a zona de conflito", disse o comunicado.

CN/efe/lusa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade