PUBLICIDADE

Líder da Escócia vai pedir novo referendo para deixar Reino Unido

13 mar 2017 - 12h07
Compartilhar
Exibir comentários

Nicola Sturgeon diz que vai pedir ao Parlamento escocês para que inicie processo de nova votação sobre independência. Reino Unido afirma que decisão é divisória e causaria incerteza num momento difícil.A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou nesta segunda-feira (13/03) que vai pedir ao Parlamento escocês para que inicie o processo de um novo referendo sobre a independência do país do Reino Unido.

O pedido, que deve ser apresentado na próxima semana, prevê que a consulta popular ocorra entre o fim de 2018 e o início de 2019, antes do prazo previsto para a conclusão do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia).

Para ser realizado, o referendo precisa de autorização do governo britânico, que considerou a convocação de um segundo referendo como um processo "divisório" e que "causaria uma enorme incerteza no pior momento".

"Na próxima semana, vou pedir ao Parlamento escocês que me autorize a chegar a um acordo com o governo britânico para lançar o procedimento que permitirá ao Parlamento escocês legislar sobre um referendo de independência", afirmou em declaração na sua residência oficial, em Edimburgo. "Acho correto a Escócia poder escolher."

Os escoceses recusaram a independência do Reino Unido num referendo realizado em 2014, mas Sturgeon argumenta que a decisão pelo Brexit gerou uma "alteração substancial das circunstâncias".

Em junho do ano passado, 52% dos britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, mas, na Escócia, 62% dos eleitores votaram pela permanência no bloco.

Desentendimentos

Segundo Sturgeon, que é líder do Partido Nacional Escocês (SNP), o Reino Unido deixou o bloco europeu contra a vontade dos escoceses, por isso é preciso dar uma nova chance aos eleitores.

Ela também criticou a primeira-ministra britânica, Theresa May, por "intransigência" nas conversações com os países que, junto com a Inglaterra, formam o Reino Unido: Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A primeira-ministra acrescentou que a Escócia busca um acordo com o governo britânico para que o país permaneça no mercado comum europeu, mas disse não estar otimista em relação ao diálogo com May.

Sturgeon fez as declarações às vésperas de May enviar a Bruxelas a carta invocando o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa, que inicia o processo de saída da UE. May precisa de um sinal verde da Câmara dos Comuns, que analisa nesta segunda-feira o projeto de lei sobre o Brexit. Se aprovado, o projeto seguirá para a Câmara dos Lordes para votação final.

KG/ap/rtr

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade