Rodovias da morte

Famílias dizimadas pelo trânsito

Mauricio Tonetto

A história da família Petró, natural do Rio Grande do Sul, foi interrompida abruptamente no dia 2 de maio na Ruta 11, em San José, próximo a Montevidéu, capital do Uruguai. Passeando em um carro alugado no país, cinco parentes perderam a vida após uma colisão com um caminhão e passaram a figurar em uma triste estatística: a das famílias dizimadas pelo trânsito.

Segundo levantamento feito pelo Terra com base em reportagens publicadas nos últimos dois anos, ao menos 57 núcleos familiares foram desfeitos pela guerra das ruas e rodovias desde maio de 2011. O número deve ser ainda maior, já que as polícias rodoviárias não registram os acidentes por grau de parentesco.

A seguir, veja as histórias das 199 vítimas contabilizadas e conheça dramas como o de uma família baiana que perdeu 10 pessoas que iam de Brasília para um enterro e o de uma família do Piauí, que teve cinco vidas ceifadas por um médico com sinais de embriaguez, que provocou um acidente após ultrapassagem irregular e tentou fugir.

foto: Alfredo Risk/Futura Press