Emagrecedores: veja o que é proibido e liberado no País

O Ministério da Saúde divulgou no último 18 de abril levantamento segundo o qual 47,1% da população brasileira adulta está acima do peso e 15% é obesa. Se manter os índices, o Brasil deverá alcançar em 13 anos os números registrados nos Estados Unidos.

Essa realidade estimula a proliferação de produtos dedicados ao combate à obesidade. São diversas as drogas que prometem o emagrecimento, algumas delas proclamando verdadeiras mágicas corporais. A saúde, entretanto, não aceita qualquer magia, e é frequente o caso de as promessas mais espetaculares trazerem os maiores riscos. Com a tarefa de separar o joio do trigo – e sem, por isso, se livrar de controvérsias entre a comunidade médica –, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recentemente baniu anfetamínicos e restringiu o uso da sibutramina. Os mais diversos fitoterápicos são reconhecidos como alimentos, e não como medicamentos.

Após consulta à Anvisa, o Terra preparou um semáforo com 20 substâncias empregadas atualmente na luta contra a obesidade. Confira os produtos que o órgão recomenda que você siga em frente e veja quais você deve frear.